segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Alergias Oculares, como tratá-las

Alergias oculares aumentam nesta época do ano
Uso de lágrimas artificiais e compressas geladas podem combater as doenças

Na primavera, as conjuntivites alérgicas se tornam mais frequentes. “A doença está relacionada à polinização, que é mais comum nesta época do ano, com isso, as pessoas podem manifestar alergias respiratórias, como a asma ou rinite alérgica, associada a uma ocular”, afirma a oftalmologista da Clínica Canto, Dra. Ana Paula Canto.
Os sintomas de conjuntive alérgica são: coceira, edema palpebral, secreção ocular mucosa, olhos vermelhos e sensibilidade à luz, e o diagnóstico é feito por meio de um exame oftalmológico. A médica explica que a alergia é uma doença crônica recorrente. “Precisamos orientar o paciente que algumas medidas devem ser tomadas para diminuir a intensidade ou frequência de crises como evitar o acúmulo de pó em cortinas e tapetes, bichos de pelúcia e limpar a casa com pano úmido”, ensina.
De acordo com a médica, o paciente deve evitar se expor ao fator desencadeante do problema, mas pode ser difícil, pois o alérgeno está no ar. “O tratamento pode ser feito com compressas geladas e lágrimas artificiais e, em hipótese nenhuma, deve-se coçar os olhos”, enfatiza.
Dra. Ana Paula Canto salienta que o paciente deve sempre consultar um oftalmologista, que vai avaliar e prescrever colírios antialérgicos, corticoide ou imunomoduladores. “É importante lembrar: nenhum colírio deve ser utilizado sem orientação médica, principalmente corticoides, que podem ter como efeito colateral o aumento da pressão ocular e desenvolver uma catarata”, ressalta.
Olho seco
O oftalmologista Geraldo Canto lembra que com a baixa umidade do ar, que vem ocorrendo, também é mais recorrente o “olho seco”. “Os sintomas são sensação de cisco no olho, queimação, ardor, sensibilidade à luz, embaçamento visual e olhos vermelhos podem ser alguns indícios”, explica. “O lacrimejamento excessivo também é um sintoma, pois quando a qualidade da lágrima não é boa, a resposta do organismo é produzir mais lágrima”, completa.
O tratamento pode ser feito com o uso de colírios ou gel, higiene das pálpebras, dieta alimentar para estimular a produção de lágrimas, correção cirúrgica das pálpebras e medicamentos anti-inflamatórios. “Procurar piscar frequentemente, evitar ambientes com ar-condicionado, aquecedores, fumaça e poluição ou usar umidificadores de ambiente também ajudam no tratamento e na prevenção da doença”, orienta o médico.
 Sobre a Clínica Canto
Com mais de 30 anos, a Clínica Canto oferece serviços de oftalmologia com médicos especializados, priorizando a qualidade diagnóstica e terapêutica para seus pacientes. Com duas unidades em Curitiba, no Centro e no Seminário, oferece moderna e completa infraestrutura para exames simples ou de alta complexidade e cirurgias oftalmológicas.
Mais informações no site www.clinicacanto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário